sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Na Universidade Mackenzie, Frente Perspectiva agrega estudantes na luta democrática e progressista



No mês de julho de 2013, estudantes e intelectuais da Universidade Presbiteriana Mackenzie tiveram a importante iniciativa de formar uma ampla frente democrática de esquerda, para agregar estudantes, docentes, trabalhadores e demais setores do meio universitário em torno de concretas demandas da Universidade, assim como nas lutas sociais do meio extra-universitário. A Frente Perspectiva, mesmo após pouco tempo de sua fundação, cumpriu um importante papel nas lutas e demandas da Universidade Mackenzie. 

Muitos anos antes da iniciativa de se fundar a Frente Perspectiva, várias denúncias e reclamações já estavam sendo feitas por parte de alunos e alunas quanto às violências cometidas contra calouros durante os chamados "trotes universitários". Por parte das alunas, principalmente, denunciavam-se os abusos e assédios sexuais cometidos durante o trote. Há alguns meses, ficou famoso o caso deplorável em que calouras foram obrigadas por veteranos a ficarem em posição de quatro na calçada de uma rua, fingindo serem cadelas. Mesmo após tais abusos serem cometidos de maneira escancarada, o Diretório Central Estudantil (DCE), o Centro Acadêmico (CA) e a direção da universidade, dirigidos por reacionários, nunca se pronunciaram ou publicaram qualquer nota de repúdio ou reprovação a tais atitudes. A Frente Perspectiva, ao contrário, foi formada de maneira quase simultânea à enorme demanda estudantil em se opor aos abusos e assédios morais e sexuais durante os trotes.

Abusos como o trote machista da foto
permanecem impunes no meio universitário
Logo quando foi fundada, a Frente Perspectiva teve a iniciativa correta e corajosa de introduzir o debate sobre a presença do machismo e da opressão da mulher na universidade e na sociedade, colando cartazes e panfletos nos arredores da faculdade (campus Consolação) e denunciando os agressores dos trotes, passando por cima da enorme influência dos reacionários e machistas da universidade. Não demorou para que os setores mais reacionários e atrasados do meio estudantil manifestassem grande incômodo em ver a crescente influência democrática e progressista na Mackenzie.

A Frente Perspectiva segue em processo de crescimento e crescente influência, pondo no debate, também, a luta contra a opressão aos negros e LGBT. Denuncia, também, as manobras burocráticas do DCE em minar a representatividade dos estudantes e calar a voz do protesto na universidade.

O Movimento Bandeira Vermelha, como organização democrática, patriótica e anti-imperialista, apoiará sem reservas a Frente Perspectiva e a luta democrática e combativa dos estudantes da Universidade Mackenzie, esforçando-se para aliar a luta estudantil com a luta de libertação dos milhões de operários e camponeses de nosso país.

Conheça a página da Frente Perspectiva no Facebook, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário