segunda-feira, 23 de setembro de 2013

(NOTAS DA GUERRA POPULAR) P.C. das Filipinas realiza novas ações militares e de massa


16 de setembro de 2013 - Unidades do Exército Vermelho (Novo Exército Popular) das Filipinas atacaram um acampamento de bandidos e pistoleiros por volta das 5 horas da manhã, em Bukidnon. O ataque foi motivado pela crescente demanda por justiça por parte das vítimas do grupo. Os bandidos e pistoleiros acampados, autodenominados "Novo Exército do Povo Indígena pela Reforma" são acusados pelo Partido Comunista das Filipinas de assassinar o líder indígena Jimmy Liguyon e de serem responsáveis por tráfico de drogas em regiões onde o Exército Vermelho atua. Durante o ataque, o Exército Vermelho causou seis baixas contra os jagunços, entre um morto e cinco feridos. Alguns combatentes vermelhos também saíram feridos, e tiveram de recuar. A troca de tiros entre o Exército Vermelho e os pistoleiros durou cerca de duas horas.

19 de setembro de 2013 - O Partido Comunista convocou as amplas forças patrióticas e democráticas das Filipinas para irem às ruas nos dias 11 e 12 de outubro contra a visita de Obama ao país. Segundo o documento de convocação do PCF, a visita de Obama tem como objetivo fazer os USA assinarem novos tratados militares com o governo títere de Noynoy Aquino. O governo reacionário de Aquino, em conluio com o imperialismo norte-americano, pretende transformar as Filipinas numa base militar norte-americana para a agressão do leste da Ásia. Atualmente, o país já é ocupado por 700 tropas norte-americanas, número este que aumentará nos próximos anos, caso o tratado militar seja efetivado.

21-22 de setembro de 2013 - Uma unidade do Comando Celso Minguez do Novo Exército Popular (Exército Vermelho) frustrou com sucesso as campanhas de cerco e aniquilamento lançadas pelo exército reacionário do velho Estado filipino. Desde o dia 15 de setembro, o exército reacionário lançou "batalhões" para cercar as unidades do Exército Vermelho nos povoados de Juban, Magallanes e Sorsogon. Em resposta às campanhas de "cerco e aniquilamento", o Exército Vermelho lançou vitoriosas emboscadas contra o exército reacionário. No dia 21, às 16 horas, duas tropas reacionárias morreram ao pisarem numa mina terrestre plantada pelo Exército Vermelho. Às 20h do mesmo dia, os revolucionários emboscaram mais uma vez as tropas da reação, executando quatro soldados reacionários. Às 8h do dia 22, os combatentes vermelhos emboscaram mais uma vez o exército reacionário, embora não se tenha aqui informações de quantas baixas foram causadas em ambas as partes.

22 de setembro de 2013 - A partir da 1h da manhã, o Exército Vermelho assaltou um quartel das forças armadas do Estado reacionário filipino na região de Misamis Oriental. O assalto, feito com o objetivo de confiscar armas para o prosseguimento da luta armada revolucionária, terminou com a vitória para os combatentes vermelhos, que confiscaram doze fuzis de alta periculosidade. Assustados com o ataque surpresa, a esmagadora maioria dos soldados de dentro do quartel se renderam. Contudo, uma parte deles apresentou resistência ao ataque do Exército Vermelho. Durante o tiroteio, os combatentes vermelhos executaram cinco soldados e feriram outros dois. Nenhuma baixa foi causada do lado dos combatentes vermelhos, que se retiraram com sucesso do local às 3h da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário