terça-feira, 26 de novembro de 2013

Homenagem à camarada Francisca C. Fanggidaej, revolucionária indonésia e grande amiga do povo filipino


A camarada Franscisca Fanggidaej nasceu em Noel Mina, Timor, e faleceu em Utrecht, na Holanda, no último 13 de novembro de 2013. Expressamos, de todo coração, nossas condolências para sua família, outros parentes, camaradas e amigos.

Depois da Segunda Guerra Mundial, ela se tornou uma ativa militante do movimento armado pela independência da Indonésia. Em 1949, ela se tornou a presidente da organização juventil Pemuda Rakyat. Mina também foi uma figura dirigente no Gerakan Wanita Indonesia (GERWANI), o Movimento de Mulheres da Indonésia. Formou-se jornalista, e foi também fundadora da Organização de Estudos Asiáticos.

Sua carreira deu-a oportunidade de viajar para vários países. Em 1957, ela participou do Congresso do Povo da Indonésia como representante de jornalistas. Em 1960 e 1963, como representante do Parlamento da Indonésia, ela foi a Cuba e teve várias reuniões com o Presidente Fidel Castro. Em 1964, como conselheira do Presidente Sukarno, participou de uma visita oficial à Argélia. Em 1965, ela foi ao Chile para participar do Congresso da Organização Internacional dos Jornalistas.

Depois do golpe perpretado em setembro de 1965 pelo General Suharto, com o apoio da CIA, a Camarada Francisca não pôde retornar para a Indonésia. Ela passou vinte anos no exílio na China. E, desde 1985, viveu na Holanda. Em 2003, depois de quase quarenta anos, ela pôde retornar para a Indonésia para visitar sua família. Em 2006, ela escreveu um livro em idioma indonésio, Memoar Perempuan Revolusioner (Memórias de uma Mulher Revolucionária).

Através de muitos anos, a Camarada Francisca expressou sua solidariedade e firme apoio à luta revolucionária do povo filipino contra o imperialismo norte-americano e seus regimes reacionários reacionários fantoches. Ela e seus camaradas e amigos indonésios sempre participavam das reuniões políticas da Frente Democrática Nacional das Filipinas, como aniversários, sessões políticas e outros eventos de solidariedade com a luta de libertação do povo filipino. Fracisca mostrava grande interesse na Guerra Popular. Também a encontramos em importantes eventos realizados por patriotas indonésios.

Honramos a Camarada Francisca C. Fanggidaej como um exemplo de proletária revolucionária e combatente indonésia pela liberdade. Valorizamos sua profunda solidariedade e amizade genuína pelo povo filipino, assim como o consistente apoio à nossa luta pela libertação nacional e social.

por LUIS G. JALANDONI
Frente Nacional Democrática das Filipinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário