segunda-feira, 13 de outubro de 2014

(NOTAS DA GUERRA POPULAR) Novo Exército Popular causa 20 baixas contra exército reacionário


Enquanto andavam pela estrada na manhã de domingo (12 de outubro de 2014), tropas de combate da Companhia Alfa, do 66º Batalhão de Infantaria das "Forças Armadas das Filipinas", o exército reacionário filipino, mataram brutalmente o agricultor Rolando Dagansan, de 43 anos de idade, e seu filho Juda, 15, em Tubod, Manurigao, cidade de New Bataan, no Vale do Compostela. Os dois Lumads Mandaya (minoria nacional das Filipinas) estavam voltando do trabalho na colheita do milho em suas terras em Kabityan, e estavam a caminho de casa em Taytayan quando, às 3h da manhã, os soldados os atacaram. Seus corpos ficaram desfigurados com tantos disparos de bala; suas faces ficaram desfiguradas também - as balas amputaram o braço de Rolando.

Eles foram mortos por uma desapiedada unidade do exército que encobriu sua operação fascista usando como pretexto uma missão médica em Manurigao.

Assim, somente as ofensivas táticas lançadas pelo Novo Exército Popular (Exército Vermelho das Filipinas) no mesmo dia puderam trazer a justiça revolucionária para os Dagansans e outras vítimas do fascismo militarista, como Gregorio Amancio, que foi morto pelo 66º Batalhão de Infantaria dentro de sua própria casa, em 19 de julho de 2014, na cidade de New Bataan.

Às 22h45min do dia 12 de outubro, o NEP detonou explosivos contra o quartel do 66º Batalhão de Infantaria do exército reacionário em New Bataan, Vale do Compostela, enquanto outra unidade do NEP emboscou soldados que pertenciam ao 67º Batalhão de Infantaria em Kasunugan, povoado de Mahan-ub, Baganga, Davao Oriental. Cinco soldados foram executados e dois rifles M16 foram confiscados pelo NEP nestas duas emboscadas. Mais cedo, no dia 11 de outubro, às 22h35min, o NEP atacou a base de patrulha do 67º Batalhão de Infantaria em Cogon, na cidade de Trento, e dois soldados foram executados. 

As ofensivas do NEP jogam por terra as declarações das Forças Armadas das Filipinas, segundo as quais as tropas fascistas varreram o movimento revolucionário em Davao Oriental e em algumas partes do Vale do Compostela. Os combatentes vermelhos atacaram o 67º Batalhão de Infantaria quatro vezes em Baganga; uma vez em Trento, Agusan del Sur; uma vez em Compostela; e conduziram três operações de franco atiradores que resultaram em execuções e demais baixas contra as "Forças Armadas das Filipinas" durante os últimos meses.

As ofensivas táticas do NEP realizadas no último domingo são apenas as mais recentes dentre uma série de ofensivas contra as operações militares dos 66º e 67º Batalhões de Infantaria:

22 de setembro de 2014 - Combatentes vermelhos detonaram explosivos contra as patrulhas de reconhecimento do 25º Batalhão de Infantaria às 3h da manhã em Upper Ambawan, povoado Ngan, Compostela. Quatro soldados foram mortos enquanto um veículo militar KM450 foi seriamente danificado. Outro soldado pertencente à unidade de segurança rodoviária da Petroleum Mining Corporation foi executado por um franco atirador do NEP na aldeia Mambusao, povoado Ngan, Compostela;

24 de setembro de 2014 - Às 22h, dois soldados pertencentes ao destacamento CAA do 72º Batalhão de Infantaria das forças armadas reacionárias foram executados por franco atiradores do NEP no povoado Tapia, Monkayo;

26 de setembro de 2014 - Às 9h da manhã, o NEP emboscou tropas do 67º Batalhão de Infantaria na aldeia Borboanan, povoado Kampawan, Baganga, Davao Oriental; quatro tropas fascistas foram mortas e duas feridas.

27 de setembro de 2014 - Às 14h, o NEP incendiou um acampamento do 67º Batalhão de Infantaria no povoado Panansalan, Compostela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário